Badminton em destaque nos Prémios de Mérito Desportivo 2023

No seguimento da apresentação da candidatura da Federação Portuguesa de Badminton (FPB) aos Prémios de Mérito Desportivo 2023 do Instituto Português do Desporto e Juventude, que reconhece aos/às praticantes em regime de alto rendimento que obtiverem resultados desportivos correspondentes aos níveis máximos de rendimento da modalidade, o reconhecimento do valor e mérito dos seus êxitos desportivos, é com grande orgulho e satisfação que a FPB vê os seus atletas e treinadores figurarem entre os homenageados.  

A Cerimónia de Entrega de Prémios de Mérito Desportivo 2023 realizou-se ontem, dia 23 de outubro, pelas 18h30, no Teatro Thalia, em Lisboa, e contou com a presença do Governo, através das tutelas do Desporto e da Inclusão. Neste evento, que celebra o valor e mérito dos êxitos desportivos conquistados no plano internacional durante a época 2022/2023, que dignificam o País e servem de inspiração para as atuais e futuras gerações, a Federação Portuguesa de Badminton fez-se representar pelo seu Presidente Dr. Horácio Bento de Gouveia.

É com grande orgulho que a FPB vê os seus atletas e treinadores entre os premiados, destacando o sucesso contínuo da modalidade no cenário internacional:

Beatriz Monteiro | Diogo Silva e Fernando Silva | European Para Games 2023, Roterdão

Diogo Daniel | Diogo Silva e Fernando Silva | European Para Games 2023, Roterdão

Tiago Berenguer | Diogo Silva e Fernando Silva | 2023 European U17 Championships, Vilnius

“Estamos confiantes de que esses prémios e reconhecimentos são apenas o começo de uma trajetória ainda mais brilhante para o Badminton em Portugal, e continuaremos a trabalhar incansavelmente para alcançar ainda mais conquistas notáveis. O nosso compromisso com a excelência desportiva e o desenvolvimento dos atletas permanece inabalável” – declarou o Presidente Dr. Horácio Bento de Gouveia no fim da Cerimónia.

Os prémios de Mérito Desportivo foram atribuídos, este ano, a 20 modalidades e a mais de 90 praticantes ou equipas, 18 juízes/árbitros, e concedidos a praticantes em regime de alto rendimento que obtiveram resultados desportivos correspondentes aos níveis máximos de rendimento da modalidade.

Conforme indicado pelo IPDJ, esses prémios representam um “reconhecimento do valor e mérito” alcançado por diversos grupos, incluindo praticantes desportivos, clubes ativos e envolvidos na formação desportiva, bem como equipas técnicas de disciplinas associadas ao programa olímpico que alcançam uma classificação nos três primeiros lugares dos Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus na categoria absoluta. Além disso, os prémios também são estendidos a cidadãos com deficiência que conquistam posições nos três primeiros lugares dos Jogos Paralímpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus nas modalidades, disciplinas e provas incluídas no programa oficial dos Jogos Paralímpicos.

É importante notar que o valor total desses prémios é notável, ascendendo a 1,19 milhões de euros, representando um aumento substancial em comparação com a época anterior (2021/2022), quando estava estabelecido em 700 mil euros. Esse aumento destaca a importância das realizações desportivas e reflete a dedicação e o sucesso de todos os envolvidos.

Na cerimónia foram ainda efetuadas outras duas relevantes distinções: Selo Estudante-Atleta a oito Instituições do Ensino Superior que fomentam a articulação ao nível das carreiras duplas, desportiva e académica, assim como cinco distinções de mérito desportivo e escolar a praticantes enquadrados pela UAARE – Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola onde consta o nome da aluna-atleta Beatriz Monteiro do Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha.

Estas conquistas notáveis são fruto de anos de trabalho árduo por parte dos nossos atletas e treinadores, começando nos clubes desportivos onde os atletas iniciaram a sua formação. Além disso, também demonstram o impacto positivo de programas como a UAARE, que a Federação Portuguesa de Badminton aderiu prontamente e à reformulação desse programa para atender às necessidades específicas dos atletas de badminton, com a criação do PAAR, onde se inclui o para-atleta Diogo Daniel, contribuiu significativamente para estes resultados excecionais ao proporcionar treinos diários, acompanhamento técnico especializado, entre outros serviços, num equipamento de excelência como é o CAR Badminton em Caldas da Rainha.

É importante mencionar que tudo isso só foi possível com o apoio dos programas destinados às esperanças olímpicas e paralímpicas promovidos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP). A colaboração e o suporte destas entidades desempenham um papel vital no nosso caminho rumo a uma perspetiva de cada vez mais e maiores sucessos no plano desportivo internacional.

Para acesso ao registo audiovisual do evento deve consultar os meios de comunicação do IPDJ disponíveis em https://linktr.ee/ipdj_ip