No dia 7 de outubro no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras, decorreu o Dia Paralímpico Jovem, promovido e desenvolvido pelo Comité Paralímpico de Portugal, e o Município de Oeiras onde a Federação Portuguesa de Badminton esteve representada pelos 5 atletas de Para Badminton das várias classes desportivas, Beatriz Monteiro da categoria SU5, Diogo Daniel, Bruno Faria e Inoi Ferreira da categoria SL4 e Gonçalo Batista da categoria SH6 e pela Equipa Técnica Nacional, João Jorge (fisioterapeuta) e José Eduardo Nunes (preparador físico).
Este evento com abrangência nacional, realizado com o alto patrocinado da Presidência da República, destinado aos jovens com deficiência de todo o país, tinha como objetivo divulgar as modalidades e Valores Paralímpicos, sensibilizar e estimular a prática desportiva nesta comunidade, potenciando a captação de novos atletas para as 19 modalidades inclusivas que estiveram presentes.
Estas 19 modalidades contaram com a presença de técnicos especializados e foi promovido o convívio entre os atletas Paralímpicos e Surdolímpicos e os mais de 200 jovens com deficiência dos 9 aos 24 anos, elegíveis para a participação em Jogos Paralímpicos e em Jogos Surdolímpicos, com o grande objetivo de dar a conhecer o desporto a estes jovens com deficiência e de recrutar novos talentos para a prática desportiva. Estiveram ainda presentes mais de 100 treinadores, técnicos e staff das federações, que criaram dinâmicas inspiradoras e lúdicas, para que o dia fosse sobretudo divertido.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apoiou o evento afirmando que “As limitações impostas pelas nossas diferenças não impedem o acesso e o cultivar do desporto porque somos todos diferentes, todos temos limitações que mudam ao longo da vida.” citado no documento.
José Manuel Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, aproveitou o evento para destacar também os resultados positivos obtidos pelos atletas nacionais na primeira edição dos Campeonatos Paralímpicos Europeus que decorreram entre os dias 15 a 20 de agosto em Roterdão, Países Baixos. Realçou ainda que os resultados alcançados até agora por todos os atletas foram francamente positivos e reconheceu o seu trabalho e máximo empenho, resultando numa boa jornada para as 6 modalidades que estiveram representadas, sendo o Para Badminton uma delas, manifestando uma grande excelência desportiva através dos resultados alcançados.
É de enaltecer a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que esteve no evento para promover o desenvolvimento das modalidades onde se viveu um grande momento institucional.
O Chefe da Delegação Nacional e Secretário-Geral do Comité Paralímpico de Portugal, Carlos Lopes, considera que a primeira edição dos campeonatos Paralímpicos Europeus onde estiveram presentes 6 modalidades e 26 atletas, foi importante para a conquista de pontos tendo em vista as qualificações para os Jogos Paralímpicos de Paris de 2024. Reconhece ainda que todos os atletas inseridos no Projeto Paralímpico estão a trabalhar de uma forma muito séria, determinada e motivada para poderem representar o país em Paris ao mais alto nível e com resultados de excelência.
Também no Centro Desportivo Nacional do Jamor realizou-se ao final da tarde a cerimónia de celebração do 15.º aniversário do Comité Paralímpico de Portugal, onde se distinguiram personalidades e entidades que se destacaram pela sua notável atuação em benefício do desporto para pessoas com deficiência em Portugal.
Nesta cerimónia, onde a Federação Portuguesa de Badminton se fez representar pelo seu Presidente, Horácio Bento de Gouveia, e Diretor, José Louro, foram condecorados com uma Medalha de Mérito os atletas de Para Badminton pela sua notável prestação no Jogos Paralímpicos Europeus, a atleta Beatriz Monteiro por alcançar o bronze na prova de SU5 individual e também na prova de pares senhora SL3-SU5 e ainda o atleta Diogo Daniel por conquistar a medalha de bronze na prova individual de SL4.