A Federação Portuguesa de Badminton, no contexto do seu programa de Ética no desporto, lançou uma campanha para promover valores olímpicos junto dos seus agentes desportivos.
A campanha é protagonizada por jovens atletas integrados em projetos olímpicos que são exemplos de superação e motivação: Bernardo Atilano (Projeto Olímpico Paris 2024), Madalena Fortunato (Programa de Solidariedade Olímpica Paris 2024), Tiago Berenguer e Santiago Batalha (Projeto Esperanças Olímpicas 2028-2032) e Beatriz Monteiro (Projeto Paralímpico Paris 2024) e Diogo Daniel (Projeto Preparação Paralímpica Paris 2024) são o rosto dos Valores Olímpicos: EXCELÊNCIA, AMIZADE e RESPEITO.
EXCELÊNCIA A excelência é dar o melhor de si, no campo de jogo ou na sua vida profissional. O mais importante não se resume ganhar, mas acima de tudo, participar, progredir e beneficiar da combinação saudável do corpo, do espírito e da vontade.
RESPEITO Este valor inclui o respeito por si próprio e pelo próprio corpo, mas também o respeito pelos outros, pelas regras e regulamentos, pelo desporto e pelo meio ambiente.
AMIZADE A amizade está no coração do Movimento Olímpico, encorajando o desporto como um veículo para o entendimento mútuo entre indivíduos e pessoas ao redor do mundo.
Estes valores educativos do Olimpismo não podem desenvolver-se apenas através da participação ativa no desporto. Precisam de ser ensinados. Os encarregados de educação, treinadores, professores, dirigentes e demais agentes desportivos, a par da FPB, desempenham um papel influente no desenvolvimento da personalidade dos seus atletas. Neste sentido a FPB irá disponibilizar uma série de conteúdos e promover diversas atividades centradas no Olimpismo e nos Valores Olímpicos que espera culminar com a presença do badminton português na próxima edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.