Realizou-se entre os dias 13 e 17 de Fevereiro, no Centro de Alto Rendimento em Caldas da Rainha, o Estágio das Seleções Nacionais de Seniores e Sub 23 sob a orientação da Equipa Técnica Nacional (Selecionadores Nacionais, Fernando Silva e Diogo Silva; Preparador Físico, José Eduardo Nunes, Nutricionista, Joana Hipólito, e o fisioterapeuta João Jorge) e contou com a presença de quase 30 atletas.
O estágio teve início com uma avaliação fisioterapêutica com o intuito de identificar possíveis alterações posturais ou mesmo musculares para posterior realização de atividades e exercícios que ajudem no tratamento ou prevenção de lesões dos atletas e sessões de recuperação muscular com recurso às várias valências do Ginásio CAR.
Os cinco dias de trabalho foram preenchidos com treinos bi-diários onde os treinos de raquete incidiram em trabalho tático específico em contextos diferentes (defensivo/sob pressão e controlo/procura da iniciativa da jogada) com foco em exercícios intervalados com ritmo e intensidade elevados. Os atletas estiveram divididos em grupos de trabalho específicos de singulares e de pares de forma a desenvolver um trabalho o mais especializado possível de acordo com cada uma das variantes do jogo.
Com o objetivo de permitir o acompanhamento das atividades das Seleções Nacionais por treinadores externos à Equipa Técnica Nacional numa lógica de abertura e partilha de conhecimento do trabalho desenvolvido nas Seleções Nacionais e nos clubes, estiveram presentes os treinadores convidados Bruno Gomes e Nuno Duarte Anjo.
Depois de ter acompanhado durante três dias o estágio das seleções, Bruno Gomes agradeceu a forma como foi recebido e integrado nos trabalhos desenvolvidos: “Embora estivesse como treinador convidado e adotando uma postura mais de observador, aproveitei cada momento para partilhar conhecimentos com a Equipa Técnica Nacional e assimilar conteúdos e metodologias de treino, bem como, os momentos formativos”, afirmou Bruno Gomes.
Duarte Nuno Anjo, que assumiu recentemente o papel de treinador, acredita que “esta iniciativa de convidar treinadores aos estágios é, sem dúvida, uma mais valia para todos. Além de todo o feedback e troca de ideias entre os treinadores convidados e os selecionadores, passa uma imagem e uma ideia mais real daquilo que esta ser feito na seleção”. “Nota-se claramente uma evolução em todos os aspetos por parte da Equipa Técnica como também do staff de modo a tornar a seleção mais profissional”, completou o jovem treinador.
Em contexto de atividades complementares, os atletas foram recordados dos valores da ética desportiva e Fair Play, formação em Literacia Financeira pelo Ricardo Bendito da Comissão de Atletas Olímpicos e Conversas de Alto Rendimento com o atleta João Pereira , assim como atividades de team building. Divididos em grupos, os atletas foram convidados a uma reflexão sobre orçamentos e procedimentos necessários para a participação em competições internacionais, que contou com o testemunho e experiência do atleta Bruno Carvalho.
O preparador físico José Eduardo Nunes ministrou uma sessão formativa teórico-prática relacionada com a “Rotina de Aquecimento” que permitiu esclarecer dúvidas, desmitificar mitos e dar ferramentas aos atletas para criarem a sua própria rotina de aquecimento.
Os atletas foram ainda submetidos a uma bateria de testes físicos: Standing Long Jump Test (Broad Jump) com o intuito de avaliar a potência dos membros inferiores através de um salto horizontal com contramovimento; o Sideaways agility test com o intuito de avaliar as mudanças de direção a 180º em contexto específico da modalidade e o Yo-yo Intermittent recovery level 1 para avaliar a capacidade de realizar esforços intensos intervalado.
Ao longo de todo o estágio foram recolhidos ainda dados através de aplicações de monotorização de treino, das avaliações físicas, questionários de prontidão matinal e de esforço, fadiga e ingestão de água com o objetivo de recolher informações sobre as suas qualidades físicas e o seu desenvolvimento bem como estabelecer uma base de dados/histórico que permita à Equipa Técnica Nacional aferir a evolução dos atletas ao longo do tempo.
Este primeiro estágio de Seniores e Sub 23 teve como principais objetivos a observação e avaliação de atletas destas Seleções Nacionais para futuras convocatórias, assim como aferir a sua evolução e progressão em contexto de estágio.
De relembrar que alguns destes atletas irão marcar presença na 58ª edição dos Internacionais de Portugal, que se irão realizar de 8 a 12 de Março no CAR Badminton em Caldas da Rainha.