Decorreu entre 29 de Outubro e 7 de Novembro, na localidade Finlandesa de Lahti, mais uma edição do Campeonato da Europa de Sub19. Uma reunião dos maiores talentos europeus da modalidade num certame marcado pela situação pandémica que condicionou todo este ano de 2020. Um esforço massivo levado a cabo pela Badminton Europe e pela Federação Finlandesa de Badminton que permitiu que muitos atletas pudessem desfrutar de uma última competição continental enquanto não seniores depois da confirmação do cancelamento do Mundial do escalão que iria disputar-se na Nova Zelândia em Janeiro de 2021. Um enorme desafio logístico, não só para as entidades organizadoras, mas também, para todos os países e federações participantes que exigiu isolamento no país de origem antes da viagem para a competição, apresentação de teste COVID negativo à chegada à Finlândia, novo isolamento no local da competição até realização de mais um teste COVID. Tudo para garantir que o evento decorria com todas as condições de segurança para os participantes. Um período pré-competição stressante e diferente, mas necessário para que tudo corresse pelo melhor.
Chegada finalmente a hora de competir, a Seleção Nacional de Sub19 dignificou uma vez mais as cores do nosso país com uma prestação marcada pela luta, garra e determinação constantes dos nossos jovens atletas na perseguição dos melhores resultados possíveis atendendo ao elevado grau de dificuldade do grupo que nos calhou em sorteio (Rússia, República Checa e Suécia). A ambição patenteada pelos portugueses na competição por equipas foi visível em todos os jogos e certamente terão deixado quem os acompanhou orgulhoso pelo seu fair play e representação de Portugal. Ana Fernandes, Madalena Fortunato, Mariana Afonso, Mariana Neves, David Silva, Diogo Glória, Gabriel Rodrigues e Rodrigo Dias, liderados tecnicamente por Fernando Silva, foram os eleitos para esta competição. O seu talento e empenho não foi suficiente para vencer qualquer um dos encontros, mas tal não os impediu de equilibrar os mesmos em vários momentos. A prestação final salda-se por três derrotas por 4-1. No encontro contra a Rússia, Gabriel Rodrigues e Mariana Neves conquistaram a única vitória para Portugal na partida de pares mistos, o par homem de Diogo Glória e Gabriel Rodrigues foi responsável pelo ponto português no encontro contra a equipa checa enquanto Diogo Glória selou a vitória portuguesa no jogo perante a Suécia.
Na competição individual, o maior destaque vai para Diogo Glória que na prova de singulares masculinos alcançou os oitavos de final depois de eliminar dois adversários nas rondas anteriores. Diogo acabaria eliminado por 2-0 pelo quarto cabeça de série e oitavo do ranking mundial, o alemão Matthias Kicklitz, numa partida bastante equilibrada e que deixou à vista de todos o potencial do jovem português. As outras vitórias nacionais nas provas individuais estiveram a cargo de Mariana Afonso em singulares senhoras e do par misto Gabriel Rodrigues/Mariana Neves. Não obstante, muitos dos resultados dos Sub19 nacionais foram bastante equilibrados apesar de não terem terminado da maneira que mais desejavam.
Assim se concluiu mais uma experiência competitiva de elevado nível que exigiu a melhor face dos nossos atletas e que certamente terá contribuído para a sua evolução e desempenhos futuros. O crescimento numa modalidade tão competitiva como o Badminton faz-se através do confronto regular com outras realidades competitivas e atletas de elevado nível e, nesse sentido, os objetivos da participação nacional nesta competição foram plenamente alcançados. Quem acompanhou os encontros da nossa seleção terá certamente ficado orgulhoso do empenho e caráter demonstrados por estes «miúdos» que são já uma certeza do badminton nacional.
Fotografias Badminton Europe