SELEÇÃO NACIONAL DE PARA BADMINTON RUMO A ESPANHA COM TRÊS ESTREANTES NA EQUIPA

É já no dia 10 de Março que arranca o Spanish Para Badminton International 2020 na localidade de Cartagena. Este é um torneio marcante pois assinala o fim da qualificação para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, prova da qual o Badminton fará parte pela primeira vez. Com efeito, a etapa espanhola é a última pontuável para o Ranking BWF Road To Tokyo e, como tal, os últimos pontos disponíveis estarão em disputa nesta jornada prevendo-se por isso uma competição de muitos nervos, ansiedade, emoções e grande espetáculo com os melhores jogadores do mundo em busca de carimbarem o seu passaporte para a maior prova desportiva planetária.

Para a delegação Portuguesa esta é uma competição ainda mais especial porque marca a estreia de mais três atletas pela Seleção Nacional de Para Badminton. Joana Canudo, Inói Ferreira e Bruno Faria foram pela primeira vez convocados para representar Portugal numa prova internacional depois de um longo processo de observação em estágios das seleções nacionais. Os três atletas irão, em primeiro lugar, ser sujeitos ao processo de classificação, ao longo do qual serão observados por uma equipa de classificadores que definirá qual a classe de Para Badminton em que irão competir na sua carreira. Ultrapassada esta fase e sendo considerados como Classificados pela BWF, a delegação nacional irá centrar as suas atenções na competição com um contingente alargado e representativo da dimensão que o Para Badminton tem vindo a atingir em Portugal e, com a certeza de poder continuar a crescer em termos quantitativos e qualitativos.

Fundamentais neste processo de divulgação e crescimento do Para Badminton têm sido Diogo Daniel e Beatriz Monteiro, os primeiros atletas nacionais a serem classificados. Diogo e Beatriz têm sido um exemplo não só pela postura e resultados alcançados ao longo destes (quase) dois anos mas também pelo papel que têm assumido no acolhimento dos atletas que têm vindo a surgir com ambições de classificação e na divulgação do Para Badminton participando regularmente em atividades da Federação Portuguesa de Badminton e Comité Paralímpico de Portugal que visam dar a conhecer um pouco mais desta realidade e captar potenciais atletas.

Depois dos excelentes resultados e prestações alcançados no périplo sul americano em Fevereiro, Beatriz Monteiro e Diogo Daniel enfrentam esta competição com ambições renovadas de se continuarem a superar e escalar lugares no ranking mundial. Joana Canudo, Inói Ferreira e Bruno Faria, uma vez classificados, terão pela primeira vez oportunidade de se testarem contra adversários mais fortes e experientes naquelas que poderão ser o começo de mais histórias de sucesso na (curta) história do Para Badminton nacional.

Poderão acompanhar os resultados da Joana, da Inói, da Beatriz, do Bruno e do Diogo em:

https://bwfpara.tournamentsoftware.com/sport/tournament?id=B554E56A-01A0-4D13-848D-79F5927DB0BB