É já no dia 11 de Fevereiro que arranca mais uma edição do Campeonato da Europa de Equipas Homens e Senhoras disputado em França, na localidade de Liévin. O evento prolonga-se até dia 16 de Fevereiro e conta, pela segunda vez consecutiva, com a presença das seleções nacionais masculina e feminina. O objetivo de ambas as seleções passa por melhorar a prestação do último Campeonato da Europa realizado na Rússia em 2018 e como tal, a preparação tem vindo a ser feita com o desígnio em mente de tentar conquistar pelo menos uma vitória para cada uma das equipas.
A seleção nacional feminina será composta por Mariana Afonso, Luísa Faria, Ana Rita Fernandes, Adriana Gonçalves e Sónia Gonçalves. As guerreiras portuguesas têm pela frente as seleções da Letónia, Alemanha e Eslováquia a defrontar, respetivamente, nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro. Com a seleção alemã a ser, no plano teórico, a favorita a terminar o grupo no primeiro lugar, esperam-se duelos equilibrados com as congéneres letã e eslovaca que poderão determinar se a equipa feminina alcança o seu objetivo de terminar vitoriosa em, pelo menos, um encontro.
Já a seleção nacional masculina foi sorteada num grupo de cinco seleções. A Portugal juntaram-se Noruega (11 de Fevereiro), Eslovénia (12 de Fevereiro), Finlândia (12 de Fevereiro) e Ucrânia (13 de Fevereiro). A equipa técnica nacional convocou para esta prova Duarte Anjo, Bernardo Atilano, Bruno Carvalho, Daniel Mendes e Tomás Nero. À semelhança do que acontece com a equipa feminina, a seleção masculina terá pela frente duelos muito equilibrados e intensos. Acresce também o facto de Portugal estar integrado no grupo de cinco equipas o que tornará esta uma prova muito desgastante do ponto de vista físico e mental, fatores que poderão ser determinantes para o sucesso da equipa portuguesa.
Ambas as equipas serão comandadas pelo selecionador nacional Jorge Cação.
Nos últimos dois anos a participação internacional dos atletas portugueses cresceu de forma visível. A presença em provas internacionais de relevo tem sido frequente nos escalões jovens e escalões seniores no sentido de promover o contacto do jogador nacional com realidades mais competitivas e desafiantes. Este Campeonato da Europa é mais um desafio para as cores nacionais e os atletas convocados dão garantias de representar Portugal com o maior dos compromissos e sabemos que tudo farão para deixar orgulhosos quem os apoia e os acompanha desde Portugal.
Pode acompanhar os resultados das seleções nacionais em:
https://www.tournamentsoftware.com/sport/tournament?id=84DA0B90-1E7E-4D3A-8E86-77D7EE3D68AF
Poderá também ver os jogos da seleção nacional no canal do YouTube da Badminton Europe ou através da aplicação BADMINTON LIVE.