No último fim-de-semana, 25 a 27 de setembro, o CAR Badminton recebeu a 6ª edição do Badminton Europe Confederation (BEC) Para Badminton Event organizado pela Federação Portuguesa de Badminton (FPB). Este evento é uma iniciativa da Badminton Europe que tem como objetivos auxiliar, instruir e incluir os atuais e novos treinadores de Para badminton nas diretrizes pedagógicas e formativas da BWF / BEC, além de fornecer ferramentas administrativas de como implementar a modalidade nas federações europeias.
A componente da Formação dirigida aos treinadores foi conduzida por dois especialistas: Dina Abouzeid Sariñena (Federação de Badminton de Espanha) e Guillaume Gailly (Federação de Badminton de França). Dina é, desde 2010, treinadora da Seleção de Para badminton de Espanha com quem marcou presença em dois Para badminton World Championships, European Championships e vários torneios internacionais, além de ter orientado sete workshops de Para badminton para BWF e Badminton Europe. Guillaume Gailly é treinador profissional de Badminton desde 2000, depois de 5 anos de experiência na Federação Francesa de Badminton onde assumiu várias funções. Atleta de Para badminton desde janeiro de 2017, está atualmente classificado em 5º lugar do Ranking Mundial em Pares Homens (SL3-SL4) e foi vice-campeão no Para Badminton European Championships em 2018.
A vertente destinada aos administrativos ficou sobre a direção de Tania Teoh, que participa no evento desde a sua primeira edição, que teve lugar na Holanda em 2015, quando iniciou funções na Badminton Europe e onde desempenha atualmente um papel administrativo fundamental em vários programas de desenvolvimento da modalidade como Sport for All, Para badminton, Women in Badminton.
Durante estes 3 dias, treinadores e administrativos tiveram a oportunidade de experienciar a modalidade sob a perspetiva das diferentes classes funcionais, nomeadamente Wheelchair 1 (WH1) e Wheelchair 2 (WH2) com vários exercícios em cadeiras de rodas, que foram gentilmente cedidas pelo Comité Paralímpico de Portugal e pelo clube Cabril-Serpins para uso no evento, assim como treino com os atletas da seleção nacional de Para badminton que estiveram presentes no evento.
Apesar de todos os constrangimentos no contexto atual da situação epidemiológica devido ao COVID-19, que levaram à desistência de alguns participantes, a FPB e a BEC garantiram as melhores condições para o evento e proporcionaram a treinadores e administrativos uma excelente oportunidade de aprendizagem e troca de experiências em torno da modalidade paralímpica que terá a sua estreia nos Jogos de Tóquio em 2021.
Depois de se ter feito representar nas três edições anteriores do BEC Para Event pelos seus técnicos, foi para a FPB uma grande honra acolher o evento nas Caldas da Rainha, que terminou sob fortes votos de louvor pela excelência da organização, condições do CAR Badminton e hospitalidade, afirmando assim o seu compromisso no desenvolvimento e integração da modalidade no país.
A Federação Portuguesa de Badminton agradece a presença de todos os participantes, assim como a todos os especialistas e representantes da Badminton Europe presentes em mais um evento internacional de sucesso no CAR Badminton, para o qual contou com o apoio e colaboração da Fundação do Desporto, Comité Paralímpico de Portugal, Município de Caldas da Rainha e clube Cabril-Serpins a quem estende igualmente o seu maior agradecimento.
Veja as fotos do Evento em: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=fpbadminton.pt&set=a.2772732099629695
Leia mais sobre o evento no website da Badminton Europe:
2020 BEC Para Badminton Event: We are over the moon
BEC Manager: A fruitful weekend
Guillaume Gailly: A meaningful purpose