Portugueses com prestação muito positiva na Estónia

A Seleção Nacional de Sub-15 esteve presente, entre os dias 5 e 8 de Dezembro, no Estonian Youth International, disputado na localidade de Tartu. Esta competição enquadra-se no âmbito da preparação para a participação no Campeonato da Europa de Sub-15 (atletas nascidos em 2006 ou depois) a realizar-se em França no próximo mês de Fevereiro. Maria Wilkinson, Isabella Wilkinson, Érica Glória, Dinis Maia, Santiago Batalha e Francisco Gouveia foram os atletas convocados para esta prova tendo sido acompanhados pelo selecionador nacional Fernando Silva. Realce ainda para o facto de esta ser a primeira internacionalização dos seis atletas cuja experiência além fronteiras se resumia, até aqui, a algumas presenças em provas internas do circuito nacional da Federação Espanhola de Badminton.

Dando continuidade ao bom momento recente das seleções nacionais em provas internacionais, os jovens portugueses conseguiram novamente resultados bastante positivos apesar do desgaste físico e mental decorrente da realização de vinte e sete jogos em apenas dia e meio de competição.

Maria Wilkinson foi o maior destaque entre as atletas a competir na prova de singulares senhoras. Maria conseguiu ultrapassar a fase de grupos depois de a terminar na segunda posição, tendo sido eliminada na ronda seguinte, alcançando mesmo assim um lugar entre as 22 melhores atletas desta prova. Érica Glória e Isabella Wilkinson não ultrapassaram a fase de grupos. Érica ainda obteve uma vitória enquanto Isabella, apesar de toda a luta, não conseguiu derrotar as suas adversárias.

Na prova de singulares masculinos, dois dos atletas portugueses sobreviveram à fase de grupos e atingiram as fases eliminatórias. Santiago Batalha e Dinis Maia sobressaíram e terminaram os respetivos grupos no segundo lugar tendo garantido o direito a avançar para a fase seguinte onde viriam a ser eliminados. Francisco Gouveia conseguiu uma vitória no seu grupo e ficou muito perto de também avançar no mesmo mas uma derrota nas diferenças do terceiro set naquele que foi o seu primeiro jogo internacional custou-lhe a segunda posição do grupo e consequente passagem à fase eliminatória.

Ao contrário das provas de singulares, as competições de pares não dispuseram de fase de grupos e foram disputadas no sistema de eliminação à primeira derrota. O melhor resultado da comitiva portuguesa nesta prova veio da competição de pares homens em que a dupla Santiago Batalha e Dinis Maia conseguiu alcançar brilhantemente os quartos-de-final e um lugar entre os oito melhores do torneio.

A presença neste torneio, que contou com a participação de cerca de duas centenas de jovens de toda a Europa, constituiu uma mais-valia inquestionável para estes “pequenos heróis” portugueses que dão os seus primeiros passos na cena internacional, competindo com atletas de outras realidades e de outros níveis, partilhando o mesmo lado do campo com colegas de outros países, e começando a construir a sua bagagem de experiência internacional que deverá revelar-se fundamental para a sua evolução e crescimento enquanto jogadores de badminton.

A seleção nacional de sub-15 volta ao trabalho no Estágio das Seleções Nacionais de 21 a 23 de Dezembro. A equipa técnica nacional continuará a observar estes seis atletas e outros potenciais convocáveis e após este estágio e a próxima jornada do Circuito Nacional de Não Seniores serão conhecidos os eleitos para representar Portugal no Campeonato da Europa de Sub-15.

Poderá consultar todos os resultados em:
http://www.tournamentsoftware.com/sport/tournament?id=E342A304-3F6A-4ECD-8054-E75F0B3E7A74

Seleção Nacional Sub15