ONZE ANOS DEPOIS, PORTUGUESES VOLTAM A CONQUISTAR O OURO NOS INTERNACIONAIS JUNIORES DE PORTUGAL

6 de dezembro de 2009 era a data, até hoje, da única conquista lusitana nos Internacionais Juniores de Portugal. Nesse dia, Tomás Nero e Rafael Lopes conquistaram a prova de pares homens na edição inaugural do torneio português num ano em que Portugal tinha alcançado mais duas finais por Helena Pestana (singular e par senhora) e Amélia Mateus (par senhora). Passados onze anos, na décima segunda edição do Portuguese Junior International, as cores nacionais acabaram com a espera e alcançaram novamente o lugar mais alto do pódio.

Este ano, o evento fica indelevelmente marcado pela pandemia que assolou o quotidiano de todo o mundo e que condicionou a participação, habitualmente massiva, de um maior número de atletas estrangeiros. Tal não belisca em nada o feito dos atletas portugueses que entraram hoje para a história do Badminton nacional juntando-se a um seleto grupo de portugueses com conquistas em provas internacionais. Mariana Neves, Gabriel Rodrigues e Diogo Glória entram assim para a galeria dos notáveis da nossa modalidade.

Gabriel Rodrigues destacou-se com a conquista de duas provas: par misto e par homem. Na prova de par misto, Gabriel e Mariana Neves derrotaram na final outro par português, Mariana Afonso e Rodrigo Dias que competiram na primeira final internacional das suas carreiras. Para Mariana Neves tratou-se da conquista desta prova depois da derrota na final da última edição. Na companhia de Diogo Glória, Gabriel Rodrigues ganhou também o evento de pares homens, derrotando na final mais uma dupla portuguesa estreante em finais internacionais: Pedro Campos e David Silva. Rodrigues e Glória já tinham atingido, em Outubro, a final do Spanish Junior International em que tinham ficado perto da vitória. Desta feita não deixaram escapar a oportunidade de selar esta conquista internacional.

Diogo Glória alcançou ainda a final de singulares masculinos tendo sido derrotado pelo indiano Varun Kapur, número 6 do mundo em sub19. Diogo esteve muito perto de conquistar o primeiro set da final, resultado de uma grande exibição, mas alguns erros não forçados impediram o atleta português de o fazer. Com a confiança renovada, Kapur partiu para uma exibição autoritária no segundo set rumo à vitória final o que não ofusca o grande desempenho de Diogo Glória nesta partida na sequência do que fez nas suas participações internacionais ao longo dos últimos quinze meses.

A seleção nacional alcançou ainda uma quarta final em cinco possíveis. Na prova de pares femininos, Ana Fernandes e Cláudia Lourenço conquistaram a segunda posição depois de não conseguirem impedir a vitória das primeiras cabeças de série, as italianas Katharina Fink e Yasmine Hamza. As portuguesas fizeram uma exibição em crescendo, terminando a partida a criar muitos problemas às suas adversárias, mas já não conseguiram mudar o desfecho do encontro.

A única final que não contou com atletas lusos foi a de singular senhora. Yasmine Hamza venceu a segunda final do dia derrotando a sua parceira e primeira cabeça de série, Katharina Fink. As duas italianas tinham derrotado as portuguesas Mariana Afonso e Ana Fernandes, respetivamente, em partidas com um desempenho de bom nível das representantes nacionais.

Esta foi a décima segunda edição dos Internacionais Juniores de Portugal. Um torneio organizado respeitando escrupulosamente todas as recomendações das autoridades de saúde como tem sido timbre de todas as organizações da Federação Portuguesa de Badminton na retoma da competição nacional e internacional colocada em marcha desde Setembro. A capacidade e excelência organizativa da FPB é reconhecida nacional e internacionalmente, fruto da dedicação e empenho de todos os funcionários e voluntários que integram a equipa federativa.

Esta não foi a última competição internacional que o CAR Badminton irá acolher este ano. De 9 a 12 de Dezembro, as seleções de Espanha, Ucrânia, Escócia e Letónia irão lutar com Portugal por um lugar no Campeonato da Europa de Equipas Mistas a disputar-se em Fevereiro. Caldas da Rainha será palco dos jogos do grupo de qualificação da seleção nacional que terá pela frente um desafio difícil, mas pelo qual os atletas portugueses lutarão com a garra, empenho e fair play habituais. Apesar de interdito a público, não deixem de apoiar a Seleção Nacional neste evento internacional, mais um de enorme relevância com a organização e chancela FPB.

Consulte todos os resultados da competição aqui: https://www.tournamentsoftware.com/sport/tournament?id=3A9F096D-7D52-446F-BE1B-A087B580CA98

Mais fotografias em https://www.facebook.com/fpbadminton.pt