MAIS UMA LIGA DE CLUBES PARA A HISTÓRIA: CHEL RENOVA O TÍTULO NACIONAL APÓS FINAL ÉPICA!

MAIS UMA LIGA DE CLUBES PARA A HISTÓRIA: CHEL RENOVA O TÍTULO NACIONAL APÓS FINAL ÉPICA!

O CAR Badminton foi palco ilustre para um dos momentos mais ansiados da época desportiva nacional: a Final 4 da Liga de Clubes. Em anos transatos, a Final 4 foi sempre sinónimo de alta qualidade de badminton complementada com emoções fortes e grandes espetáculos e este ano voltou a não defraudar as expetativas. As coroas foram entregues aos novos Campões Nacionais de Equipas Mistas Seniores 2023: Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense na 1ª Divisão, Clube Stella Maris (CSM) na 2ª Divisão e a Equipa B da Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense (CHEL) na 3ª Divisão.

Dia 29 de Abril houve lugar à realização das meias-finais da Final 4 da 1ª Divisão, dois encontros com histórias muito distintas. No encontro entre Associação Académica de Espinho (AAE) e Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres (CDRP) estava ainda bem presente o espetáculo épico que as duas equipas proporcionaram na mesma fase da prova da época transata, em que a equipa madeirense saiu vitoriosa após um combate de quase seis horas de duração. Desta feita, o CDRP consumou a sua vitória com menos sofrimento vencendo a AAE por 3-0, com uma dura vitória no par misto e duas vitórias mais folgadas nos singulares. A meia-final entre CHEL e o Famalicense Atlético Clube (FAC) terminou favorável aos campeões em título, mas apenas foi decidida na negra. Os algarvios venceram o singular e par masculino enquanto os famalicenses obtiveram a vitória no singular e par feminino. Tudo se resumia à partida de par misto em que ambas as equipas se agarraram com tudo à hipótese de um lugar na final. A CHEL acabaria por vencer a partida por 2-1 assegurando mais uma presença na final da Liga de Clubes.

O encontro de atribuição de 3º e 4º lugar foi por isso disputado entre FAC e AAE. Com o terceiro lugar do pódio da Liga de Clubes em jogo, a equipa de Espinho viria a confirmar a sua classificação na Fase Regular, vencendo o encontro por 3-1. A vitória logo na primeira partida de par misto deixou tudo bem encaminhado para a AAE que confirmaria o triunfo com posteriores vitórias nas partidas de singulares e pares masculinos, assegurando pelo segundo ano consecutivo, o terceiro lugar da competitiva Liga de Clubes.

CHEL e CDRP voltaram a encontrar-se na grande final da Liga de Clubes e não se poderia ter pedido melhor espetáculo para encerrar a Liga de Clubes 2023 com momentos de tensão, de emoção, de reviravolta no marcador e muita luta por parte de todos os envolvidos. A primeira partida disputada foi o par misto que sorriu aos madeirenses depois de uma vitória muito dura por 2-1. A CHEL igualou o marcador com a vitória no singular masculino para logo depois, o CDRP voltar à liderança com o triunfo no singular feminino naquele que foi a terceira partida a necessitar de três jogos para ser resolvida. A equipa dos Prazeres ficava assim a apenas uma vitória do ambicionado título nacional, mas os algarvios puxaram dos galões e ganharam as partidas de pares masculinos e femininos. Com reviravolta no marcador do encontro, a Associação Cultural e Desportiva da CHE Lagoense sagrou-se assim novamente Campeã Nacional de Equipas Mistas Seniores mostrando a sua veia lutadora e competitiva ao ganhar 3 encontros por 3-2 nos últimos 4 disputados nesta Liga de Clubes. Uma palavra de encorajamento é devida também ao CDRP, Vice-campeões Nacionais, pelo encontro que disputaram e pelo comportamento com que se pautaram, de grande entrega e crença até ao último ponto. CHEL e CDRP serão por isso os representantes de Portugal, na Taça dos Campeões Europeus, que se disputa em Oviedo, Espanha, de 19 a 23 de Junho, e estamos certos que irão orgulhar o badminton nacional com a sua participação.

A 2ª Divisão do Campeonato Nacional de Equipas Mistas Seniores consagrou o CSM, equipa que desde cedo se destacou como o principal candidato à vitória final. Nas meias-finais, a equipa de Peniche derrotou o Movimento Desportivo (MVD) por 3-0 carimbando o acesso à final. Na outra meia-final, esperava-se um duelo equilibrado entre Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo (SIMPS) e Sporting Clube de Braga (SCB) na luta pela promoção à 1ª Divisão. Sabia-se de antemão que a partida de par misto poderia vir a ser decisivo para as contas finais da eliminatória e com a vitória do SIMPS nessa partida, o apuramento ficou desde logo bem encaminhado vindo a ser confirmado no restante do encontro com vitória final do SIMPS sobre o SCB por 3-1. Os bracarenses viriam a minimizar a sua perda ao alcançarem uma categórica vitória sobre o MVD no encontro de atribuição do 3º e 4º lugar, assegurando assim o último lugar do pódio da 2ª Divisão. Na grande final desta divisão, o CSM, não deixou os seus créditos por mãos alheias e fecharam o encontro em três partidas, ganhando por 3-0 ao SIMPS e confirmando o seu favoritismo sagrando-se Campeão Nacional da 2ª Divisão. Para o SIMPS será o regresso à 1ª Divisão, alguns anos depois da última presença, enquanto o Stella Maris terá de ser forçosamente considerado um clube a ter em conta para os restantes primodivisionários naquela que se começa a desenhar uma Época 2024 entusiasmante na 1ª Divisão da Liga de Clubes.

Pela primeira vez desde a reformulação do Campeonato Nacional de Equipas Mistas, houve lugar à disputa da 3ª Divisão. Associação Académica de Coimbra (Equipa B), CHEL B e Sport Clube Badminton de Lisboa (SCBL) foram as equipas que disputaram esta divisão que viu todas as suas jornadas serem realizadas no primeiro dia da Final 4. O dia começou com o encontro entre AAC B e SCBL com a vitória a sorrir aos academistas por 3-2. Na segunda jornada, CHEL B venceu o SCBL por 4-1. A terceira jornada ganhou por isso contornos de final e a equipa B dos algarvios conquistou a vitória por 3-0 assegurando assim o título nacional da 3ª Divisão. A existência desta divisão confirma o crescimento sustentado da Liga de Clubes desde a sua criação e acabou também por confirmar a pertinência da criação e permissão de um espaço competitivo para as Equipas B, permitindo que mais clubes e atletas tenham contacto com as exigências competitivas de uma prova de equipas com esta dimensão e pressão associadas.

A Final 4 da Liga de Clubes foi também palco da entrega dos prémios #Somos Badminton, uma iniciativa da FPB iniciada nesta temporada, com o objetivo de incentivar e premiar o fair play e a ética desportiva através de uma votação levada a cabo pelos clubes e equipas de arbitragem no final de cada encontro. Numa edição da Liga recheadas de momento de desportivismo, os envolvidos decidiram destacar pelos seus exemplos e comportamento, o Clube Raquete Estrelas das Avenidas (CREA) na 1ª Divisão, o Clube Stella Maris (CSM) na 2ª Divisão e a Associação Académica de Coimbra B (AAC B) na 3ª Divisão. A título individual, o Prémio #Sou Badminton, foi atribuído à atleta da AAC, Ana Rita Fernandes. Independentemente do #Somos Badminton, esperamos que a valorização da nossa modalidade através de atitudes de fair play continue a ser regra. Também por isso vale muito a pena destacar a atribuição do Cartão Branco ao atleta Bruno Carvalho que, em plena final da Liga de Clubes, na partida de singular masculino, devolveu um ponto ao adversário David Silva que, por lapso, lhe tinha sido retirado, projetando o volante intencionalmente para fora e repondo a veracidade no marcador do encontro.

A equipa de arbitragem da Final 4 foi composta pelos juízes árbitros Luís Ferreira e António Rodrigues e pelos árbitros: André Pereira, Diogo Monteiro, João Gomes, João Pires, Pedro Lopes e Pedro Rodrigues.

Agradecemos a todos os clubes organizadores das três jornadas concentradas, ao Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, com a presença dos alunos do curso técnicos de desporto bem como curso de técnicos de Audiovisuais, à Physioclem e seus fisioterapeutas, ao grupo de Dança Pimpões Hip Hop, á Associação Óbidos Dance e ao Eduardo Andrade e sua equipa pelo streaming nesta final four.

Toda a informação final da Liga de Clubes 2023 pode ser consultada no seguinte link:

https://fpb.tournamentsoftware.com/sport/tournament.aspx?id=DA6ED59F-9BC7-404E-97B5-FECD34DA0A6F

A Liga de Clubes irá regressar em 2024 como expoente máximo do Badminton nacional e com garantia de grandes espetáculos e emoções.

Dentro de duas semanas, as provas de equipas estão de volta, desta feita com os Campeonatos Nacionais de Equipas Não Seniores, em que os mais pequenos quererão certamente ajudar os seus clubes a atingir o maior dos sucessos.