ATLETAS DE BADMINTON COM ESTATUTO DE ALTO RENDIMENTO ATINGE NÚMERO RECORDE

O desporto de Alto Rendimento é reconhecido como um fator de desenvolvimento desportivo fundamental pelo impacto criado no plano social, mas também pelo interesse e entusiasmo gerado na prática desportiva. A legislação nacional define Alto Rendimento como a «a prática desportiva em que os praticantes obtêm classificações e resultados desportivos de elevado mérito, aferidos em função dos padrões desportivos internacionais». O conceito de Alto Rendimento está por isso intrinsecamente ligado a um um elevado patamar de rigor e exigência e como tal apenas alguns dos melhores praticantes (bem como treinadores e árbitros) se encontram abrangidos por este estatuto especial.

A Federação Portuguesa de Badminton tem trabalhado nos últimos anos com diversos grupos etários de atletas, acompanhando o desenvolvido dos mesmos, fomentando e incentivando a prática a um maior potencial desportivo.

Este trabalho permite uma monitorização, adaptação e correção do trabalho em desenvolvimento desde os escalões mais novos, potenciando o trabalho dos atletas e como consequência o alto rendimento.

O investimento realizado nos últimos anos para aumentar a participação internacional das nossas seleções nacionais e atletas como espelhado pela presença nos últimos Campeonatos da Europa Individual e de Equipas (Fases de Qualificação), Campeonato do Mundo e da Europa de Sub19, Campeonatos da Europa de Sub17 e Campeonato da Europa de Sub15, permitiu para além do trabalho de base fundamental à representatividade nacional, atingir um número recorde de praticantes abrangidos pelo Estatuto de Alto Rendimento.

Neste momento são 22 os atletas de Badminton que usufruem desta regalia. Nunca a FPB teve um número de atletas sequer perto do atual abrangidos pelo Alto Rendimento, com uma abrangência nos diversos escalões e com um trabalho articulado e programado.

A participação de atletas em competições internacionais em representação da Seleção Nacional não garante, por si só, a atribuição do estatuto de Alto Rendimento. Esta só acontece mediante a obtenção de resultados de relevo e segundo patamares definidos na legislação nacional o que realça o caráter meritório do desempenho desportivo das nossas seleções e respetivos integrantes nos últimos anos.

Tal deve-se não só ao trabalho feito ao nível de todas as seleções nacionais, mas também ao esforço, sacrifício e horas de treino dispensados por atletas e treinadores nos seus clubes que são por isso também vetor fundamental e parte integrante do sucesso que agora atingimos coletivamente.

Quem também não poderá ficar de fora deste sucesso, serão os pais e família destes atletas que fazem parte do apoio emocional e base de sustentação do gosto pela prática do Badminton, sendo fundamentais naquilo que é o acompanhamento dos seus educandos.

Os praticantes de alto rendimento podem usufruir de várias medidas de apoio previstas na Lei, desenhadas para que estes possam prosseguir o seu treino ao nível que lhes é exigido, sem que isso tenha consequências na sua vida académica ou profissional permitindo-lhes conciliar essa vertente com a exigência da sua performance desportiva.

As medidas de apoio aos atletas de Alto Rendimento e o Registo dos Praticantes de Alto Rendimento podem ser consultados em:

https://ipdj.gov.pt/lista-de-praticantes-de-alto-rendimento (lista em atualização)

Congratulemos mais uma vez estes atletas, bem como todos os intervenientes nestes processo, acreditando que os mesmos servirão de exemplo e motivação, para que todos continuem a trabalhar para atingir patamares de excelência, como a representação da Seleção Nacional em provas internacionais, lutando por resultados que se traduzam na obtenção do estatuto de Alto Rendimento e por um número ainda maior de atletas de Badminton.