UNIDADE DE APOIO AO ALTO RENDIMENTO NA ESCOLA UAARE – Caldas da Rainha

A Federação Portuguesa de Badminton conjuntamente com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e Escola Secundária Bordallo Pinheiro, elaboraram candidatura a uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola -UAARE nas Caldas da Rainha, por forma a termos alunos-atletas residentes que pudessem conciliar a prática Desportiva de excelência com o acompanhamento Escolar programado.

Foi com agrado que no dia 18 Maio recebemos a comunicação do Ministério da Educação da aprovação da UAARE das caldas da Rainha a ter início no ano lectivo 2018/19, com implementação na Escola Secundária Rafael Bordallo Pinheiro.

Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro, assim como o Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril, consagram um conjunto de medidas de apoio aos alunos em regime de alto rendimento ou integrados em seleções nacionais, respetivamente. Porém, na prática, tais medidas não têm surtido o efeito desejado muito por força da inexistência de unidades que consigam, com rigor e efetividade, convergir esforços entre os vários agentes implicados naquele exigente processo.

É neste contexto que é criado o Projeto-piloto UAARE – “Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE)”, por despacho conjunto n.º 9386-A/2016, de 21 de julho, dos Gabinetes da Secretária de Estado Adjunta e da Educação e dos Secretários de Estado da Educação e da Juventude e do Desporto.

As UAARE visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.

Este projecto será coordenado pela Direção-Geral da Educação em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Agrupamento de Escolas Rafael Bordallo Pinheiro e Federação Portuguesa de Badminton, cabendo ao Grupo de Trabalho Desporto-Educação (Ministério da Educação) o acompanhamento do mesmo.

O projeto apoia e permite que os alunos atletas possam conciliar de forma mais ajustada a sua vida escolar e de atleta (carreira dual), podendo integrar este projeto todos os alunos atletas que reúnam uma de três condições:

  1. Tenham estatuto de Alto Rendimento de acordo com o enquadramento legal do decreto-lei 272/2009 de 1 de outubro conjugado com Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril.
  2. Tenham participações na selecção nacional de acordo com o enquadramento legal do decreto-lei 45/2013 de 5 de abril;
  3. Que a Federação Portuguesa de Badminton reconheça, através de uma declaração, que o atleta em causa tem elevado potencial para a modalidade (recomendação da EU aos estados Membros- Jornal Oficial da União Europeia, 14.06.2013), justificando e argumentando essa situação.

Na Escola Secundária Rafael Bordallo Pinheiro será assim formada equipa pedagógica UAARE, que terá como objetivo desenhar, implementar e acompanhar o processo pedagógico e de apoio psicológico para cada um dos alunos envolvidos, tendo em consideração as suas particulares necessidades (ensino diferenciado).

Por outro lado, por parte da Federação Portuguesa de Badminton existirá um Treinador/Tutor que fará parte desta equipa pedagógica UAARE e articulará toda a actividade desportiva do atleta com a escola.

Face ao exposto e tendo em conta a importância deste Projecto para a modalidade, a Federação Portuguesa de Badminton  irá apresentar o Projecto UAARE Caldas da Rainha no dia 02 de junho, no auditório do Centro de Alto Rendimento de Badminton pelas 15 h.

Nesta apresentação estarão presentes o Vereador do Desporto da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Dr. Pedro Raposo, a Directora da Escola Secundária Rafael Bordallo Pinheiro, Maria do Céu Santos, o Professor acompanhante UAARE, Prof Manuel Nunes e o Coordenador Nacional das UAARE´s, Dr. Victor Pardal.

 

INFORMAÇÃO UAARE

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA