CSMA sagra-se campeã Nacional da LIGA de CLUBES 2019-2020 da 1ª Divisão, Taça Henrique Pinto

Dez meses depois do seu início, o Campeonato Nacional de Equipas Mistas Seniores – Liga de Clubes culminou com o Clube Sport Madeira a consagrar-se como o novo Campeão Nacional da mais importante prova do calendário nacional. Na 2ª Divisão, o Novasemente Grupo Desportivo conquistou o título enquanto o Sporting Clube de Braga os acompanha na subida à divisão maior.

A Liga de Clubes percorreu o país de Norte a Sul, desde Angeja a Lagoa, encerrando a sua edição de estreia com a realização da 3ª Jornada Concentrada e da Final 4 no CAR Badminton nos dias 5 e 6 de Setembro. Foram 13 os clubes participantes neste certame inaugural de uma prova que reformulou o Campeonato Nacional de Equipas Mistas proporcionando mais encontros coletivos aos clubes nacionais num modelo que foi conquistando os intervenientes e que certamente trará ainda maior participação na época 2021. Como agradecimento e incentivo aos clubes participantes, a Federação Portuguesa de Badminton atribuiu no dia 5 de setembro, na pessoa do seu Presidente, Dr. Horácio Gouveia, um apoio material a estas equipas traduzido em cinco tubos de volantes do patrocinador oficial da FPB, a marca Young.

À imagem do que foi o percurso até à Final 4, esta ficou marcada por surpresas e por encontros de grande equilíbrio, muitos resolvidos apenas no encontro decisivo. Na 1ª Divisão, a CHE Lagoense, Campeã Nacional em título e dominadora desta prova na última década foi derrotada pelo Clube Sport Madeira num encontro emocionante e apenas decidido no quinto encontro. Depois de um empate a dois consumado após vitórias de Bruno Carvalho e Tomás Nero/Bruno Carvalho para a CHEL e de Ana Rita Fernandes e Ana Rita Fernandes/Helena Pestana para o CSMA, a decisão recaiu no jogo de pares mistos entre Fernando Silva/Helena Pestana (CSMA) e Tomás Nero/Ana Reis (CHEL). A dupla da equipa madeirense conquistou a vitória ao fim de três sets bem disputados e carimbou a presença na grande final. Esta foi a única derrota da equipa algarvia na competição e que lhes acabou por custar a luta pelo título nacional, mas não belisca o percurso de um clube que terminou a fase regular invencível. Na outra meia final, o Famalicense Atlético Clube derrotou o Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres por 3-1 num encontro que ficou indelevelmente marcado pela vitória de Adriana Gonçalves (FAC) sobre Sofia Setim (CDRP) numa partida em que a famalicense salvou sete match points para terminar a conquistar o ponto que fez toda a diferença para a vitória final da sua equipa.

Depois de a CHEL ter assegurado o terceiro lugar do pódio com uma vitória por 3-1 sobre o CDRP no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar era chegada a hora da grande final entre FAC e CSMA. No primeiro encontro, Kevin Selvarajah e Simão Ferreira protagonizaram um intenso duelo que acabou por sorrir ao atleta madeirense que deu assim o primeiro ponto ao CSMA. Na partida de singular senhora, Ana Rita Fernandes desforrou-se da derrota da véspera com Adriana Gonçalves com a vitória a sorrir-lhe desta vez em mais um jogo apenas decido no terceiro set. Na hora de carimbar a vitória, os experientes Hugo Fernandes e Fernando Silva não vacilaram e venceram a dupla famalicense, Tomás Gomes e Paulo Silva, consumando a consagração do Clube Sport Madeira como os novos Campeões Nacionais de Equipas Mistas.

A equipa madeirense conquista o ceptro depois de ter terminado a Fase Regular em quarto lugar numa prova do equilíbrio reinante entre as equipas que disputaram a 1ª Divisão na época 2019/2020

Na segunda divisão, emoção e espetáculo não faltaram. Duas semifinais decididas por 3-2 espelhando a importância desses encontros cujos vencedores carimbavam desde logo a promoção à 1ª Divisão. O NGD derrotou a Associação Académica de Espinho num derby local e o Sporting Clube de Braga venceu o Clube Raquete Estrelas da Avenida. Ambos os encontros poderiam ter caído para qualquer uma das equipas o que ilustra o espetáculo proporcionado pelos quatro clubes, estando por isso todos de parabéns. No encontro de atribuição do 3º e 4º lugar, a AAE, líder da fase regular, terminou vitoriosa derrotando o CREA por 3-0. Na final desta Divisão, o NGD revelou-se mais forte que os seus congéneres bracarenses vencendo igualmente por 3-0 e conquistando o título nacional depois de ter terminado a Fase Regular em quarto lugar. Um dia final digno do elevado nível que a 2ª Divisão nacional proporcionou sempre em todos as jornadas da Liga de Clubes.

Foi o culminar de uma competição que trouxe vida nova ao badminton nacional fruto da alta qualidade das organizações locais (Clube de Albergaria e CHE Lagoense), das equipas participantes e do investimento da FPB na logística de todos os eventos com tapetes sintéticos, live stream ou divulgação como nunca antes visto nas redes sociais. O sucesso desta competição deve-se também ao apoio do município de Caldas da Rainha, que se fez representar na Final pelo Vereador do Desporto, Prof. Pedro Raposo. As grandes finais foram antecedidas de uma grande celebração que contou com a participação do Grupo «Os Pimpões» que proporcionaram um excelente espetáculo a todos os presentes, assinalando também o seu regresso aos palcos após período de confinamento.

Cai assim a cortina sobre a Liga de Clubes desta época. Uma grande festa, onde o fair play foi uma constante, e que marcou também o regresso do badminton nacional após a interrupção de toda a sua atividade quer ao nível dos treinos, quer ao nível das competições. Espera-se agora prosseguir com o restante do calendário competitivo para esta época munidos de uma normativa rigorosa para permitir que todos possam praticar a modalidade que os apaixona de forma segura.

A Liga de Clubes regressa na próxima época com novidades que irão continuar a engradecer esta prova e a nossa modalidade.

Mais pormenores sobre os resultados aqui: https://www.tournamentsoftware.com/sport/matches.aspx?id=8E7D5405-31A3-4E02-B640-4CABF9882A8C