Curso de Treinadores Grau I – Madeira

A Federação Portuguesa de Badminton vai realizar um Curso de Treinadores Grau I (somente ministrando a componente de formação específica), indo ao encontro do disposto no Dec.- Lei n.º 40/2012 de 28 Agosto. Sem prejuízo das disposições estabelecidas pelo Dec.- Lei n.º 30/2004, de 21 de Julho Lei de Bases do Desporto, da “A Declaração de Copenhaga”, bem como pelo Dec. Lei n.º 396/2007 de 31 de Dezembro (Regime Jurídico do Sistema Nacional de Qualificações). Que se podem consultar em http://www.idesporto.pt/ – Formação de Treinadores e  http://www.fpbadminton.pt/.

A Ação decorrerá na Ilha da Madeira, de dia 23 a 29 de Julho de 2018 os interessados têm de ter idade mínima de dezoito anos e possuir escolaridade obrigatória em função da data de nascimento.

O curso será ministrado pelo Técnico Nacional de Formação, Professor Diogo Silva.

No âmbito do Plano Nacional de Formação de Treinadores (PNFT), os cursos de treinadores contemplam três componentes distintas: Componente geral, comum aos diferentes cursos; Componente específica, relativa a cada uma das modalidades/vias/disciplinas/estilos consideradas pelas Federações respetivas; Componente de formação em exercício, designada de Estágio (1 época desportiva).

A função de Treinador de Badminton só poderá ser exercida por indivíduos que possuam cursos de formação devidamente reconhecidos pela F.P.B., tendo para isso que ser portadores da respetiva Cédula de Treinador.

Entende-se por Treinador todo o agente desportivo que prepara e orienta praticantes desportivos, incidindo a sua ação nos aspetos físicos, técnicos, táticos e psicológicos tendo em vista a otimização do seu rendimento desportivo.

Pretende a F.P.B. garantir aos atletas uma orientação da atividade responsável e coerente, dignificando deste modo o Badminton enquanto modalidade desportiva.

A entrada na carreira de Treinador de Badminton faz-se pelo Curso Nível I (ao qual corresponderá a concessão da cédula de Treinador de Badminton de Grau I).

Sendo  este  nível  responsável  pela  vertente  de  Iniciação  à  modalidade,  o Treinador de Grau I detém competências para:

  1. A condução direta das atividades técnicas elementares associadas às fases iniciais da atividade ou carreira dos praticantes ou a níveis elementares de participação competitiva, sob coordenação de treinadores de Badminton de grau superior;
  2. A coadjuvação na condução do treino e orientação competitiva de praticantes nas etapas subsequentes de formação

São objetivos do curso para Treinador Grau I: 

  1. Fornecer elementos  de  apoio  aos  candidatos,  que  lhes  permita  fazer  a abordagem inicial
  2. Aquisição de conhecimentos básicos para iniciar a carreira de Treinador de Badminton
  3. Fornecer elementos  que  permitam  intervir  nas  áreas  de  sensibilização, promoção e animação.
  4. Habilitar os candidatos para orientar atletas e equipas de Badminton nos escalões de formação.

A F.P.B. apenas lecionará neste curso a componente específica e seguirá o Manual de Treinador de Badminton – Curso Grau I.

Avaliação e Certificação

A avaliação terá lugar no último dia do curso. Será realizada uma parte prática com a entrega do respetivo suporte teórico (planeamento da apresentação da técnica), que consiste na apresentação ao grupo de uma técnica abordada (batimento sorteado); um teste escrito.

A assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária do percurso formativo nas componentes de formação geral e específica.

As parcelas avaliadas nas Componentes de Formação Específica e Prática (estágio) têm de ter classificação igual ou superior a 35%.

Conclusão das 3 componentes num prazo de 4 anos.

Durante a época desportiva em que se realiza o curso os candidatos têm direito ao título de “Treinador Estagiário de Badminton de Grau I” (desde que já tenham concluído as horas de formação na Componente de Formação Geral e Componente Formação Específica).

A certificação definitiva do Curso de Grau I (Cédula de Treinador de Badminton de Grau I) apenas será entregue após o candidato ter sido considerado APTO.

Emissão do Diploma de Qualificações, pedido de emissão do Título Profissional de Treinador/a de Desporto (pedido pelo próprio através da plataforma eletrónica PRODesporto).

O curso terá a seguinte calendarização/horário:

Manhã Tarde/Noite
Segunda-Feira 18h00 – 22h30
Terça-Feira 18h00 – 23h00
Quarta-Feira 18h00 – 23h00
Quinta-Feira 18h00 – 23h00
Sexta-Feira 18h00 – 22h30
Sábado 9h00 – 13h00 14h30 – 18h30
Domingo 9h00 – 13h00 14h30 – 18h30

 

 

Boletim de Inscrição

Artigos relacionados

Residência FPB

  A Residência FPB está ao serviço dos interesses e necessidades dos praticantes que se encontram nos níveis mais elevados... Ler ->