Comunicado: Campeonato Nacional de Não Seniores

No seguimento de algumas questões e pedidos de esclarecimento que a Federação Portuguesa de Badminton (FPB) tem recebido relativamente à realização do Campeonato Nacional de Não Seniores no próximo fim-de-semana de 19 e 20 de Dezembro, a FPB vem por este meio informar que a competição em questão se irá realizar na data prevista.

Ao longo dos últimos meses, a FPB tem seguido de forma escrupulosa todas as orientações das entidades governamentais e de saúde relativamente à organização de todos os seus eventos. Foi elaborado um extenso Plano de Retoma dos Treinos e, posteriormente, das Competições desportivas, que foi aprovado pela Direção Geral de Saúde e que tem sido cumprido por todos os agentes desportivos numa manifestação de grande zelo e responsabilidade individual. Nas últimas quatro semanas foram realizados pela FPB, no CAR Badminton, já com declaração do Estado de Emergência: Internacionais Juniores de Portugal, Campeonato Nacional de Seniores, Campeonato Nacional de Veteranos e Campeonato da Europa de Equipas Mistas – Fase de Qualificação. Em todos estes eventos o comportamento de todos os envolvidos foi exemplar.

A FPB tem tomado todas as decisões relativamente à realização de eventos com base nos pareceres das mais diversas entidades. Nesse sentido, a FPB solicitou novamente parecer, entre outros, ao Comité Olímpico de Portugal (COP) quanto à realização do Campeonato Nacional de Não Seniores neste fim-de-semana. Tal parecer, reforça os aspetos essenciais que suportam a decisão da FPB: segundo a declaração do Estado de Emergência atualmente em vigor, a prática desportiva em contexto competitivo é permitida pelo Governo de Portugal, o que, conjugado com o facto de o Badminton ser considerada uma modalidade de Baixo Risco pela DGS, não condiciona a normal realização do Campeonato Nacional. Além do mais, as restrições à circulação nos concelhos de Risco Extremo e Risco Muito Elevado permitem a livre circulação até às 13 horas e regresso a casa sem condicionantes. Nos concelhos de Risco Elevado e Moderado a circulação não tem quaisquer restrições até às 23 horas. Como tal, não será preciso qualquer declaração de circulação para a competição em causa o que torna irrelevante a não equiparação a atividade profissional da prática desportiva de não seniores (pois este fator apenas é previsto na declaração do Estado de Emergência para efeitos de emissão de declaração de circulação).

Ao exposto acresce ainda que o adiamento (que seria o segundo da competição em questão) do Campeonato Nacional para o início de Janeiro, por si só, poderia não ser solução dado que não é garantido que a situação pandémica evolua de forma a que nesse período o quadro epidemiológico esteja mais favorável. Acresce ainda o facto de tal decisão condicionar o início da época 2021 tal como calendarizada prolongando ainda mais uma época que já leva mais de 18 meses de duração para muitos agentes desportivos. Também não seria uma possibilidade pois, legalmente (Regulamento de Provas), não é possível realizar, no mesmo ano civil (época desportiva), dois campeonatos nacionais referentes ao mesmo escalão/categoria.

Por todos os motivos indicados, a FPB não vê motivos para o adiamento ou cancelamento do Campeonato Nacional.

Reforçamos ainda que, desde a primeira hora da retoma da competição nacional, a FPB se mostrou solidária com todos os que entendam que não estão confortáveis com a decisão de participar nas competições nacionais dado o momento atual. Decidiu ainda não penalizar qualquer agente desportivo que decida ou esteja impossibilitado de participar no Campeonato Nacional. A FPB tem envidado todos os esforços para garantir que todas as competições se realizem com as condições sanitárias que permitam que os atletas compitam em segurança e tem apelado à responsabilidade individual de todos os envolvidos. Entendemos que, a esse nível, a FPB tem sido bem-sucedida e zelará para que assim continue nas competições que se avizinham.