66º Aniversário da Federação Portuguesa de Badminton

Neste ano de 2020, marcado pelo aparecimento do Novo Corona Vírus, pandemia que assola todo o mundo, causando inúmeras mortes, além de um profundo golpe na economia mundial, com um incontornável aumento do desemprego por força dos confinamentos visando suster a galopante contaminação pandémica, a Federação Portuguesa de Badminton celebra, no dia de hoje, o seu 66º aniversário.

Também o desporto sofreu consequências com o COVID-19, adiando a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o ano 2021 e suspendendo toda a actividade desportiva ao longo de vários meses, por todo o mundo.

O Badminton português não foi alheio a esta situação, suspendendo os seus treinos e competição até meados do corrente mês. Aproveitámos, no entanto, a situação, para recolocarmos a modalidade de acordo com as regras e calendários praticados na Europa. Assim, adoptaram-se as idades dos escalões etários da BEC e procedeu-se à calendarização da época desportiva, fazendo-a coincidir com o ano civil.

Esperamos que a competição da corrente época possa ser concluída a partir do próximo mês de Setembro e que, entre esse mês e Dezembro possamos realizar as duas competições internacionais que anualmente têm lugar no Centro de Alto Rendimento de Badminton de Caldas da Rainha.

A federação, mercê do esforço dos seus funcionários e dirigentes, a que se associa o importante apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, na pessoa do seu Presidente Dr. Tinta Ferreira, do apoio do Comité Olímpico de Portugal, na pessoa do seu Presidente Dr. José Manuel Constantino, do Comité Paralímpico de Portugal, na pessoa do seu Presidente, Dr. Manuel Costa e Oliveira, do Instituto Português do Desporto e Juventude, na pessoa do seu Presidente, Dr. Vítor Pataco e da Fundação do Desporto de Portugal,  na pessoa do seu presidente, Dr. Paulo José Frischknecht,  e do seu director executivo, Dr. Paulo Marcolino, tem conseguido levar a cabo todas as acções que se propôs desenvolver, aproveitando esta oportunidade para agradecer o prestimoso apoio e colaboração de todos.

Aos atletas, treinadores e dirigentes desportivos, o nosso obrigado por toda a vossa compreensão, dedicação e empenho em prol do Badminton.

Horácio Bento de Gouveia
Presidente da Federação Portuguesa de Badminton